sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Estudo de frações não é bicho de sete cabeças!!!




Esse trabalho foi feito com uma turma de 5ª série. Seu objetivo era trabalhar com frações. Os alunos confeccionaram o material (tirinhas) e logo após foram experimentando situações diversas como:
  • comparação
  • operações
  • problematizações em geral.

    sábado, 9 de janeiro de 2010

    De que cor é minha pele?



    Este trabalho foi feito usando as fotos dos alunos descoloridas. Os próprios alunos escolheram a cor mais adequada para representar a cor de sua pele.
    Foi possível trabalhar sobre preconceito racial e acabar com o "famoso cor de pele para o lápis rosa". Foi muito legal!

    quarta-feira, 4 de novembro de 2009

    sexta-feira, 16 de outubro de 2009

    Mais algumas atividades




    Mais atividades


    Mais atividades





    Coleta de Atividades


    Projeto

    E.M.E.F. Dom Pedro I

    Projeto: “Cantigas e Brincadeiras Populares”

    Duração: 1 mês

    Público alvo: alunos do 1º ano- turma 1A 1

    Objetivo:

    Este projeto visa aproveitar o conhecimento cultural dos alunos para aproximar o objeto estudado no momento à realidade dos mesmos. Também pretende divulgar as cantigas e brincadeiras populares àqueles que pouco as conhecem, tornando o momento da aprendizagem mais prazeroso.

    Conteúdos:

    · Cantigas populares ( divulgação e resgate cultural).

    · Alfabeto ( vogais e consoantes, letra inicial e final das palavras).

    · Cópia de palavras, frases e pequenos textos.

    · Desenho, pintura, colagem e montagem.

    · Motricidade ampla e fina.

    · Esquema corporal.

    · Expressão através da música ( canção, teatro, desenhos).

    · Formação de palavras.

    · Vocabulário.

    · Relação palavra e desenho.

    · Números e numerais até 15.

    · Moradia.

    · Organização espacial.

    · Animais.

    Desenvolvimento:

    · Atividades no quadro.

    · Listas de atividades (xérox).

    · Jogos.

    · Brincadeiras de rua.

    · Montagem de painéis (exposição de trabalhos).

    · Confecção de brinquedos.

    · Montagens com sucata.

    Avaliação:

    Ao final do projeto será investigado o aproveitamento dos alunos através de entrevistas e análise dos níveis de alfabetização.