Após pesquisar os contos de fadas que mais chamaram a atenção dos meus alunos, montei um projeto usando as histórias. Atividades escritas de cada estória e confecção de fantoches referente as mais votadas por eles(Três Porquinhos, Branca de Neve e os Sete Anões e Pinóquio). No final, exposição do material construído e apresentação dos personagens para os alunos das outras turmas.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I
2º ano- 2010
Professora: Izabel Lopes Batista.
Previsão de duração: um mês
Projeto: Convivendo Sempre!
Justificativa: É cedo que devemos começar a trabalhar as diferenças e a socialização dos alunos, pois a habilidade em conviver entre os diferentes permite a adaptação a qualquer grupo heterogêneo com sucesso.
Objetivos:
·Valorizar a identidade.
·Estimular a auto-estima.
·Compreender a importância de desenvolver valores como: amizade, respeito, coragem, amor, gratidão, cooperação, responsabilidade, coleguismo...
·Conhecer e identificar os colegas pelo nome.
·Ordenar os nomes da turma em ordem alfabética, salientando a letra maiúscula.
·Reconhecer vogais e consoantes a partir do nome próprio.
·Aumentar o vocabulário.
·Identificar sons das letras.
·Relacionar cursiva e imprensa.
·Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual.
Conteúdos:
·Eu no tempo e no espaço (identidade, hábitos e costumes).
·Expressões e sentimentos.
·Valores, hábitos e atitudes.
·Fases da vida dos seres vivos.
·Alfabeto.
·Leitura e escrita.
·Traçado de letras.
·Vocabulário.
·Uso da letra maiúscula.
·Construção de palavras.
·Número e numeral.
·Eu, família, escola e comunidade.
·Percepções sensoriais.
·Expressão artística: pintura, recorte e colagem.
·Bases psicomotoras: esquema corporal, expressão corporal, lateralidade, conhecimento do próprio corpo.
Desenvolvimento:
·Dinâmicas de convivência.
·Audição de estórias com diversos instrumentos.
·Listas de atividades xerocadas ou mimeografadas.
·Cópias e leituras de palavras e pequenos textos.
·Atividades com pintura, recorte e montagens.
·Jogos diversos.
·Atividades recreativas ao ar livre e em sala de aula.
·Músicas.
·Teatro
Culminância: Exposição de trabalhos através de painéis e portfólios.
Esse trabalho foi feito com uma turma de 5ª série. Seu objetivo era trabalhar com frações. Os alunos confeccionaram o material (tirinhas) e logo após foram experimentando situações diversas como:
Este trabalho foi feito usando as fotos dos alunos descoloridas. Os próprios alunos escolheram a cor mais adequada para representar a cor de sua pele.
Foi possível trabalhar sobre preconceito racial e acabar com o "famoso cor de pele para o lápis rosa". Foi muito legal!